quinta-feira, 16 de agosto de 2012

Conclusão


Ao realizar o trabalho tivemos a oportunidade de desvendar o mundo das Drogas Ilícitas. Trabalhamos, estudamos e aprendemos o que são as drogas, qual o efeito de cada uma, campanhas e programas de prevenção que estão sendo realizados pelo governo para os dependentes químicos, reabilitações de usuários e outros.

Ao analisar, concluímos que Drogas Ilícitas são todos os tipos de substâncias capazes de alterar o funcionamento do organismo. São proibidas por lei de serem consumidas, produzidas ou comercializadas. Dependendo da sua composição podem estimular, perturbar e fazer a pessoa entrar em depressão, além dos prejuízos na saúde do usuário há um imenso prejuízo na vida social, familiar, emocional e psicológica da pessoa.

Cada droga possui um efeito diferente, porém todas afetam o sistema nervoso e comprometem as funções do organismo, causando doenças graves, lesões e podendo levar a morte.

A ONU divulgou uma pesquisa em que coloca o Brasil entre os quatro maiores consumidores de drogas injetáveis do mundoDiante desse fato, concluímos que pouco se faz no Brasil para que, os adolescentes e os outros alvos fáceis das drogas, não caiam neste mundo. Muitos projetos e pouca implementação muitas campanhas e pouco resultado. Observamos a necessidade de uma ação imediata do governo devido ao excessivo número de dependentes químicos.

Analisamos também que apesar de todos os problemas que o Brasil apresenta, alguns projetos têm sido implementados, como a construção de um presídio para dependentes químicos que visa a diferenciação de traficantes e usuários, algumas campanhas tem surtido efeito como, por exemplo, a campanha "Lei de Drogas: É preciso mudar". Várias clínicas de reabilitação possuem uma metodologia eficaz para ajudar os pacientes respeitando as particularidades de cada um. Uma campanha de conscientização global contra as drogas feita pela ONU e vários programas elaborados pelas escolas para os seus alunos.

Existem vários tipos de tratamento para os usuários poderem se reabilitar do vício. Porém, o aconselhável sempre é a prevenção e a conscientização das pessoas em geral.                            

Podemos dizer que nossos objetivos foram alcançados. Estamos conscientes da importância de não se envolver com drogas em nenhuma etapa da vida, conscientes de que a droga destrói qualquer um independentemente do status social e da raça. Analisamos todos os pontos altos e baixos que o mundo das Drogas Ilícitas pode oferecer e, agora, estamos prontos para passar o nosso aprendizado ao próximo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário