segunda-feira, 6 de agosto de 2012

Estatísticas sobre drogas e seus usuários

• Segundo uma estatística feita pela ONU, em junho de 2009, Drogas Ilícitas apontam o Brasil em 4º lugar no ranking de maior consumidor. Aqui está a reportagem:

Essa semana foi divulgada uma estatística da ONU, em que coloca o Brasil entre os quatro maiores consumidores de drogas injetáveis do mundo, sem mencionar as demais modalidades de uso de drogas. Em São Paulo se começa a usar todo tipo de drogas na adolescência, nas “baladas” a noite nos barzinhos, é tudo muito natural, depois vicia-se, e ai fica difícil largar a maconha, cocaína e ecstasy, e ai as moças em sua grade maioria usuárias de drogas, casam-se com um rapaz, também drogado, constituem uma família, de drogados.
E não estamos falando de artistas, acostumados a freqüentar as páginas de jornais por prisões ou por estarem em clínicas de recuperação e desintoxicação, pessoas famosas, glamorosas que fazem sucesso, são ídolos e dão depoimentos descarados de que usam drogas mesmo a anos, caso do ex-ministro da Cultura, Gilberto Gil, e ultimamente do Ministro do Meio Ambiente que participou de manifestação no Rio em favor da legalização da maconha, esses exemplos, e formadores de opinião para idiotas, influenciam negativamente e aumenta o numero de alienados usuários, estamos falando de pessoas comuns.
Quem deve estar satisfeito com as últimas estatísticas da degradação da sociedade brasileira em relação ao alarmante aumento do consumo de drogas são os congressistas brasileiros, que aprovaram a lei que “liberou o uso de drogas para os viciados sem sanções penais”, quem a sancionou e por ultimo o Ministro do Meio Ambiente, Carlos Minc, que engrossou as fileiras e fez coro em manifestação no Rio pedindo a liberação total da maconha.

• ONU afirma, por uma estatística feita em julho de 2009, que 3,4% dos alunos do ensino médio no Brasil já usaram Ecstasy. Aqui está a reportagem: 

O dado mais preocupante do Relatório Mundial sobre Drogas 2009, divulgado na quarta-feira (24) pelo Escritório das Nações Unidas para Drogas e Crime (Unodc), é o número de consumidores de ecstasy entre jovens estudantes do ensino médio, que seria de 3,4% dessa população em 2007.

O crescimento do consumo e apreensão de drogas sintéticas colocou o Brasil na 22ª colocação entre os países que já apreenderam esse tipo de droga. Foram 210 mil comprimidos apreendidos em 2007. É o único na América do Sul.

No ano passado, a Polícia Federal descobriu, no Paraná, o primeiro laboratório clandestino no País, o que revelou o início de uma produção local. A maior preocupação da ONU seria com os chamados “usuários problemáticos” - algo em torno de 18 a 38 milhões de pessoas entre 15 e 64 anos.

A evidência de que as drogas invadiram a vida dos jovens, incluindo os que estão inseridos em classes sociais mais altas, não se restringe às chamadas “balas” ou drogas do amor, consumidas, em especial, nas baladas.

 -> Crack e Cocaína:

Outros estudos já mostram que a escalada de crack e cocaína também se deu entre os menores de 18 anos. Um outro problema é que esse tipo de consumo também acaba aproximando a população juvenil da criminalidade.

Migrar das estatística de dependente para a de infrator não é um caminho raro de ser percorrido. Pesquisa realizada pela Escola de Enfermagem da USP avaliou 150 meninos da unidade da Fundação Casa de Ribeirão Preto, no interior, e encontrou a relação: do total, 96,7% disseram ter experimentado maconha e 65,3% deles confirmaram o uso de cocaína. As informações são do jornal O Estado de S. Paulo.

• Estudo sobre a fluência de drogas na vida do brasileiro:

O uso de drogas na vida do brasileiro

Maconha
6,9 %
Solventes e inalantes
5,8 %
Orexígenos (estimulantes do apetite)
4,3 %
Benzodiazepínicos (calmantes)
3,3 %
Cocaína,,
2,3 %
Xaropes com codeína
2,0 %
Estimulantes (anfetaminas)
1,5 %
Opiáceos (remédios para dor derivados da morfina)
1,4 %
Anticolinérgicos
1,1 %
Alucinógenos
0,6 %
Barbitúricos
0,5 %
Crack
0,4 %
Esteróides (anabolizantes)
0,3 %
Merla (pasta de cocaína)
0,2 %
Heroína
0,1 %

Fonte: 
Cebrid (Centro Brasileiro de Informações Sobre Drogas- Universidade Federal de São Paulo)- Levantamento Domiciliar 2001


Aqui estão outras estatísticas e algumas curiosidades sobre as Drogas no Brasil:







Um comentário:

  1. Segundo essas estatísticas, o Brasil é o 4º maior país em número de usuários, ou seja, são muitos usuários de drogas. Muitas pessoas que escolherem seguir pelo mal caminho, porém, para tudo na vida há uma solução. Ajude essas pessoas a conseguir voltar a realidade. Diga não as drogas. Ass: Grupo de drogas ilícitas da 805 (Nicole Schons, Bellei, Laura G, Mickael, Borda e Mariana)

    ResponderExcluir