segunda-feira, 6 de agosto de 2012

Programas desenvolvidos pelo governo federal para usuários

Praticamente não temos programas de prevenção às drogas no Brasil financiado pelo governo federal. O que existe é uma série de iniciativas, a maioria por indivíduos ou algumas organizações, que tentam vários de tipos de ações, mas sem nenhuma direção clara e sem evidência de que aquilo que é feito tenha um impacto na diminuição do consumo. O que precisamos é de um modelo mais definido de prevenção, recursos para o tamanho da tarefa, e um sistema de avaliação sistemático para monitorar esse comportamento nas nossas crianças.

Por exemplo, os EUA anualmente fazem vários levantamentos em escolas e nas comunidades para monitorar o uso de substâncias pelas crianças americanas. Um dos estudos inclusive chama-se “Monitorar o Futuro” e tem como objetivo claro avaliar quais as políticas preventivas que estão funcionando. Vale a pena ressaltar que o consumo de várias drogas está diminuindo nos EUA. Vários fatores contribuíram para o sucesso parcial da estratégia americana: escolher a criança e o adolescente como o foco da prevenção, estratégias universais onde toda criança americana deveria receber um mínimo de informações sobre as drogas e o financiamento de centenas de projetos comunitários que são mais específicos e adaptados para um tipo de população. Portanto o que devemos fazer no Brasil é algo parecido:

• Prevenção Universal

• Prevenção Universal

• Programas de Orientação Familiar

Um comentário:

  1. O Brasil deveria implementar os projetos e investir mais em programas que deem aos adolescentes uma alternativa às gangues e às drogas. Talvez assim, cada vez mais os jovens procurem um caminho distante ao caminho das drogas. Ass: Grupo de Drogas Ilícitas da 805 (Nicole Schons, Bellei, Mariana, Borda, Mickael e Laura Gonçalves)

    ResponderExcluir